⚠️ Este é um acessório opcional. Verifique seu contrato para saber se você possui esse item contratado.

Existem alguns detalhes sobre esse dispositivo que, provavelmente, você também não saiba.

Alguns equipamentos de rastreadores tem o recurso de Botão de pânico. É um botão push-to-talk (tipo de campainha, que quando você pára de apertar, ele volta) que é ligado junto ao chicote (fiação do rastreador).

Quando acionado, ele envia um sinal elétrico para o rastreador que, por sua vez, envia um SMS (mensagem de texto) para um celular.

Alguns equipamentos permitem que sejam cadastrados mais de um número de celular, dessa forma, vários aparelhos poderão receber essa mensagem.

A mensagem enviada é uma mensagem padrão, do tipo: O Botão de pânico do veículo “ABC” foi acionado!

E para que serve tudo isso?

O principal motivo é a segurança do motorista! Isso mesmo, do motorista, e não do veículo.

Caso o motorista sinta que está em uma situação de perigo, ele aciona o Botão de pânico, possibilitando que a empresa monitore on line o veículo, além da empresa também poder tentar contato com o motorista.

Mas tem algumas empresas que utilizam esse recurso para outros tipos de comunicação, como por exemplo, nos casos em que o motorista precisa de ajuda para fazer alguma rota ou para qualquer outro tipo de orientação, nesses casos ele acionado o Botão de pânico, e a empresa liga para o motorista.

Existe também outro motivo para se instalar o Botão de pânico, que é a possibilidade de reiniciar o rastreador.

Mas como assim, reiniciar o rastreador?

Sim, às vezes é necessário reiniciar o rastreador. Vou citar um exemplo:

Imagine que você bloqueou o combustível do seu veículo em uma estrada, e após receber o comando, ele andou mais alguns metros até acabar o combustível e o veículo morreu dentro de um túnel, onde não existe nenhum sinal.Você decide desbloquear, mas o rastreador não responde pela falta de sinal dentro do túnel, nesse caso é só segurar o Botão de pânico por 15 segundos, que ele reiniciará o equipamento e o veículo será desbloqueado.

Onde devo instalar o Botão de pânico?

Existem dois locais mais comuns para fazer a instalação:

Embaixo do volante, que é um local escondido, mas de fácil acesso.
Dentro do porta-malas do veículo. Neste caso para ajudar em um possível sequestro, onde o motorista foi colocado dentro do porta-malas.
Também é possível instalar nos dois locais, no mesmo veículo, basta ligar outro botão em paralelo.

Veja no vídeo abaixo uma instalação do Botão de pânico:

Encontrou sua resposta?